Câmara debate compra de remédios para doenças raras

Câmara debate compra de remédios para doenças raras 4w5472

39395

 

Cidadãos com doenças raras são os que mais frequentemente sofrem por falta de assistência e as consequências podem ser fatais. Esperar anos por medicamentos, infelizmente, é comum no Brasil. Para buscar uma solução, foi debatido aqui na Câmara dos Deputados a respeito da aquisição de remédios para doenças raras.

Durante audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família, nesta semana, ficou ainda mais evidente a necessidade de criar uma política que não deixe os portadores de doenças raras à própria sorte. Sou membro titular dessa comissão e, ao longo da minha vida parlamentar, procuro, sempre, debates e soluções que envolvam a área da Saúde. Aliás, a área da Saúde pauta minha vida profissional desde quando decidi ser médico e, hoje, como gestor hospitalar.

Sabemos dos desafios da saúde pública. Em casos de doenças raras, a situação é pior, pois existe mais burocracia para atender, por exemplo, a importação de remédios usados em tratamentos de determinadas doenças.

Exigências para garantir a segurança no uso dos medicamentos são necessárias. Mas os desafios enfrentados por quem tem doença rara também a pelo fato de que remédios, muitas vezes, são muito caros. E muitos não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. É preciso que pensemos melhor como atender famílias que enfrentam essas dificuldades imensas na luta pela vida.
No Brasil, estima-se que 13 milhões de pessoas tenham doenças raras, sendo, grande parte do diagnóstico, ocorrido na infância. De acordo com a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, existem de 6 a 8 mil doenças raras diagnosticadas no mundo. A Organização Mundial de Saúde, a OMS, define que doenças raras são aquelas que têm uma prevalência menor do que 65 casos por 100 mil habitantes.

Portadores de doenças raras e seus familiares podem contar comigo em busca de auxílio nesta batalha.

Foto: Nilson Batista/Câmara dos Deputados

Leave a comment Cancel reply 2d3w3n